quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

O que é Zona de Conforto?

A Zona de Conforto é uma série de comportamentos que estamos acostumados a ter que não nos causam ansiedade e não nos trazem riscos.
Normalmente é a situação que nos encontramos no momento, sem alterações e grandes feitos. Se você tem seu trabalho, onde trabalha oito horas por dia, cinco dias por semana e no fim do mês recebe um valor certo, está em sua Zona de Conforto, que pode ser quebrada por uma demissão ou quando decide abandonar o emprego.
A Zona de Conforto nada mais é que o lugar onde gostamos de estar. Ela é aparentemente agradável, mas nos gera acomodação e por conseqüência diminui nossas chances de crescer.
O que você está plantando para colher daqui a 5, 10 ou 15 anos?
Por que você deve sair da sua Zona de conforto, um lugar tão aconchegante e acolhedor?
A zona de conforto é amiga da acusação e da desculpa e atrasa o seu crescimento e evolução profissional.
Fazer além do proposto é a melhor maneira de eliminar esse oponente que muitas vezes insiste em dominar a vida de diversos profissionais.
A Zona de Conforto na organização.
Em uma equipe o que podemos considerar como zona de conforto?
Ela é evidenciada quando as metas deixam de ser atingidas pela Equipe. Isso acontece quando a sintonia da estrutura operacional é rompida pela acomodação.
Podemos dizer que em uma situação de zona de conforto:
Todos querem ter sucesso, porém ninguém quer pagar o preço, ou seja, se dedicar, se esforçar e se superar.
É como o ditado que diz: “Todos querem ir para o céu, mas ninguém quer morrer”.
Nesse mundo ou você nada ou afunda, não podemos mais aceitar a mediocridade que é característica nata da zona de conforto.
O que leva um profissional a manter-se na Zona de Conforto?
A falta de um objetivo definido, o conformismo. Para acordar um pássaro em uma floresta basta o amanhecer chegar, mas para acordar uma pedra é preciso usar uma dinamite. É isso que acontece com os profissionais que não se dispõem de um plano de objetivo definido.
Quando um profissional sabe aonde quer chegar, o primeiro passo importante que ele deve ter em mãos é um mapa, ou seja, o que preciso fazer e como devo fazer para chegar lá.
O que leva a Rede entrar na Zona de Conforto?
Quando uma rede é iniciada, o seu líder estabelece uma sintonia, que por muitas vezes é desacelerada, pois os líderes se acomodam em suas expectativas pessoais, estacionando e paralisando o crescimento dos Supervisores.
Exemplo: As gestões aplicadas no Exército e na Marinha não permanecem na Zona de Conforto, isso porque nessas instituições existem líderes que fazem essas instituições chegarem ao topo.
Os líderes devem ser estimulantes por si só, para transparecer isso á sua rede e contagiar os seus Supervisores.
Quais os perigos que concernem a Zona de Conforto?
O Supervisor que cai na Zona de Conforto é literalmente atropelado. Quem faz não se acomoda e não consegue viver com pessoas que vivem dando desculpas por sua falta de atitude. Veja exemplos:
Precisamos ser iguais à água corrente. Se olharmos com atenção, podemos observar que não há adversidade alguma que faça a água em movimento parar, não importa qual seja o obstáculo, ela o contorna e chega ao seu destino. Já a água parada, se limita e pode virar até mesmo um berçário para transmissão de doenças. Com o ser humano não é diferente.
Se você deixar seu carro um ano parado, quando for acionar a chave na ignição, a gasolina já terá se evaporado, os pneus esvaziados e o motor não vai pegar, simplesmente pelo fato de que está parado por muito tempo. Fazendo uma analogia, o mesmo acontece com o ser humano. Isso acontece porque tudo o que foi criado neste universo físico precisa estar em constante movimento, inclusive você.
As consequências que geram a Zona de Conforto à carreira das pessoas
O Fracasso e o descontentamento constante com a vida são apenas algumas das conseqüências da Zona de conforto.
A Falta de visão é igual a um chiclete que você masca, masca e depois perde o sabor. E por isso, a falta de “sabor” torna-se um motivo gravíssimo.
É tempo de revolução e só vai suportar essa pressão quem tiver um equilíbrio emocional em todas as áreas de sua vida.
A resistência às mudanças está relacionada diretamente a permanência na Zona de Conforto?
Sim, se o Supervisor/Rede estagnar e não ser dinâmico certamente correrá sérios riscos em deixar o Sucesso passar. O Antídoto para Zona de Conforto é mudar, aprender, transformar e executar sem desculpas.

"Uma árvore não poderá dar bons frutos se não tiver uma boa raiz. Daí a importância de uma gestão participativa."

Nenhum comentário:

Postar um comentário